As 998 sórdidas maneiras de estourar o Markl

Thursday, February 01, 2007

94 - O calimero e a abelha Maya



1. O Markl gosta da feira. Da feira em geral. De se enfartar de farturas, de ouvir pregões berrados e agudos, de pisar bostas dos cães residentes. Anda nos carrinhos de choque, quiçá compensando o complexo de não conseguir conduzir, como as mulheres. Depois lambuza-se num algodão doce, vomita-se à saídas de um carrossel de o meu pequeno pónei, e uma cegonha acerta-lhe com um bostélio nos óculos. E o nosso atarracado fuinha é um ser feliz.

2. Ele prefere a feira de Carcavelos, e a feira de Azeitão. Ambas de alto nível feiral. Com casais de cinquentões com o corpo em forma de barril, ela de calças de treino e sapato de festa, ele de camisolão grosseiro, bigode, boné, e nariz cor de vinho. E unhaca. O Markl sonha um dia ser assim. Enquanto passeia estes devaneios, estaca numa venda onde há toda a sorte de bugigangas. Fica maravilhado, o nosso Baudelairiano bailarino.

3. Uma venda riquíssima: cães de loiça, relógios de cozinha dos pastorinhos com néons azuis, livros encadernados do planeta agostini. Repuxos de ligar à electricidade, crucifixos quase em tamanho natural em madrepérola, e uma peça fantástica: o quadro de o menino que chora feito só com caricas e selos num degradé resplandecente. Mas ele perde a cabeça quando vê outra coisa: um almanaque de tarot da Maya de 1993! Deve valer milhões! Custa 3.99€, segundo a etiqueta. O basbaque pitosga mete a mão ao bolso e conta: 68 cêntimos, uma pastilha gorila dos anos 80, e uma bola de murcões do nariz de cor indefinida. Não chega.

4. Num assomo de audácia ele decide. Tem que ter aquele almanaque custe o que custar. Custa 3.99€. Vamos ver quem percebeu esta. Então ele surripia a cena e desata a fugir enquanto uma mulher gorda e com barba, cheia de ouro nas orelhas e nas mãos grita ai que me levaram mê tesôre!!!, e num ápice o Markl dispara na direcção do carro da mulher. Mas é interceptado: o vendilhões tinham às suas ordens um gato mutante do bairro da Bela Vista, que interceptou o desonrado garganeiro sacando de uma ponta-e-mola: passa o almanaque senôm fure-te tôde.

5. E foi assim que o Markl ficou com um olho diferente do outro, tal como o David Bowie, mas de uma forma mais parva.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home